Ideia2 Comunicação

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metodologia de Inbound Marketing

O que é a metodologia Inbound Marketing?

Inbound Marketing estratégia de atração cujo objetivo é criar conteúdos capazes de aproximar e gerar valor nas pessoas impulsionando vendas.

O conceito de Inbound Marketing surgiu primeiramente nos Estados Unidos, e a partir de 2009 começou a se espalhar pelo mundo.
O marco principal foi o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs” escrito por Brian Halligan e Dharmesh Shah.
Desde então, essa estratégia vem se popularizando cada vez mais.

Seja qual for o porte ou nicho atrair o público com essa estratégia é o caminho ideal para construir sua autoridade no mercado e gerar mais oportunidades de vendas.

O termo Inbound Marketing em uma tradução livre, pode ser definido como marketing de atração, em outras palavras, é atrair pessoas para o seu produto.

Já o Outbound Marketing, ou seja, o marketing tradicional é exatamente o contrário. Imagine por exemplo, receber uma ligação indesejada de uma operadora de telefonia oferecendo serviços. Essa estratégia tradicional é invasiva e geralmente não atrai.

“O Inbound Marketing é considerado investimento pelas grandes empresas”.

Pesquisas apontam que o Inbound Marketing é 62% mais barato que o Marketing tradicional.

Em outras palavras, os ganhos ao investir  nessa estratégia de atração vai muito além de educar. É acima de tudo ajudar e criar um sentimento de reciprocidade.
Oferecer ajuda em forma de conteúdo pode gerar o sentimento de fidelização na hora da compra. 

95% dos consumidores preferem comprar de empresas que forneceram soluções, auxiliando-os nas etapas que antecedem a compra.

Diante desse resultado Inbound Marketing atingiu patamares que o marketing tradicional não conseguiu ainda atingir.

 

Porque a  metodologia de Inbound Marketing é estratégia certa para escalar seus negócios


A metodologia do Inbound Marketing é  estratégia que mais recebe investimento no mercado digital. Veja porque?

Estudos de 2020 apontam que o brasileiro passa em média 5 horas diárias conectado nas redes sociais. Seja para se entreter ou para buscar soluções para seus problemas. Dessa forma,  as pessoas estão mais propensas a receber conteúdos, principalmente pelas redes sociais. Portanto, são muitas as oportunidades de atrair pessoas para sua rede.

Benefícios ao adotar a metodologia Inbound Marketing:

1 – Aumentar a visibilidade de seu negócio;
2 – Diminuir o custo de aquisição de seus clientes;
3 – Atrair clientes em potencial;
4 – Educar a audiência sobre o nosso segmento,
5 – Gerar conteúdos que fazem diferença;
6 – Mensurar as campanhas pelo web analytics
7 – Influenciar na decisão de compra de futuros clientes.

As perspectivas para o mercado digital aponta que neste ano, 82% das empresas investirão ainda mais na metodologia de Inbound Marketing.

Concluímos, portanto que, investir na metodologia Inbound Marketing se tornou a melhor solução para alcançar o público.

Contate-nos. Vamos conversar!

Como adotar a metodologia de Inbound Marketing  converter mais?

Para obter sucesso, a metodologia do Inbound Marketing precisa conhecer bem a buyer persona. Essa estratégia requer muito planejamento e reúne as melhores ações de Marketing para atrair as pessoas certas para a sua empresa, fazendo com que esses possíveis clientes – chamados leads passem pelas etapas do funil de venda até estarem maduros para compra. 

As etapas tem como objetivo a nutrir as pessoas com informações relevantes em cada fase de interesse capaz de levá-la a etapa seguinte e por fim à conversão. A metodologia é Descobrir, Atrair, Relacionar, Converter Vender e Analisar.

1 – Descobrir

A primeira etapa do Inbound Marketing é promover a descoberta, afinal, seu público ainda não sabe que tem algum problema. O objetivo aqui é criar estratégias para chamar a atenção da audiência e despertar nela o interesse para o assunto apresentado.

2 – Atrair

A segunda etapa do Inbound Marketing é atrair pessoas pessoas qualificadas, ou seja, interessadas no seu negócio. Nesta fase não há venda diretamente. O primeiro objetivo é mostrar que os possíveis problemas dos clientes podem ser solucionados pela sua empresa.

3 – Relacionar

Antes de vender efetivamente é importante se relacionar com o possível cliente e nutri-lo com informações úteis de acordo com seu interesse. Uma boa estratégia é fornecer conteúdo relevante em troca os dados preciosos da clientela, como e-mail pessoal, telefone, etc… Essa troca de dados mantém o relacionamento ativo e  facilitando o processo seguinte, o da venda.

4-Vender

Depois de um processo bem estruturado de educar e estimular a decisão de compra do possível cliente, é hora de analisar se houve interação, se de fato foi despertado o desejo de compra, e se o lead já está propicio para reagir a uma oferta de compra. É nesse momento entra o time de vendas!

5 – Analisar

Por fim, depois que a rede atraiu visitantes, converteu, qualificou o lead e já efetivou a venda. É hora de medir os resultados e analisar o sucesso da estratégia, corrigir possíveis erros e descobrir novas oportunidades que facilitem as próximas campanhas e, de quebra, reduzir o ciclo de vendas.

Tipos de ferramentas do Inbound Marketing.

Habitualmente em cada etapa do relacionamento com o cliente, uma  ferramenta de  Inbound Marketing faz mais sentido. As ferramentas são:


Webinar – É uma conferência online ou video-conferência com intuito educacional.
A comunicação é de apenas uma via, ou seja, somente o palestrante se expressa enquanto as demais assistem.

Já a participação é limitada ao chat, ou seja, as pessoas podem conversar entre si ou enviar perguntas ao palestrante.

Site ou Blog – O blog é uma página web atualizada frequentemente e composta por posts normalmente apresentados de forma cronológica.
Blog é um espaço onde as empresas produzem conteúdos para atrair o público esperado enquanto se tornam referência no assunto. 

Assim, seja qual for o seu nicho, o site ou blog ajuda e muito para que a sua empresa tenha um bom posicionando no google.
Conheça mais sobre nosso serviços de website. 

eBook – Na tradução literal, é um livro eletrônico. Já no contexto do Marketing, é um material educativo sobre algum assunto da área de atuação de uma empresa.
E-books, são mais ricos que posts e devem explorar mais a fundo o assunto proposto.

SEO – Sigla SEO  – Search Engine Optimization  é o conjunto de técnicas e métodos cujo objetivo é melhorar o posicionamento das páginas de um site em mecanismos de busca.

Estamos preparados para oferecer esse serviço para nossos clientes. Contate-nos.

Infográficos  – São utilizados com frequência na mídia impressa e digital para informar.
Os infográficos são textos visuais explicativos como imagens, sons, gráficos, hiperlinks etc. 

Rede social – Estrutura social composta por pessoas ou organizações conectadas por relações de valores e objetivos semelhantes.
Rede Social é um dos tipos de ferramentas do Inbound Marketing, mais usados. 

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E-mail marketing  – O e-mail não morreu. Ele é muito utilizado em várias etapas do funil de vendas.
Primeiro é usado para atrair, depois manter um relacionamento a fim de direcionar o público para o fechamento da venda.
É muito importante que analise os relatórios gerados de uma campanha para melhorar a eficiências das próximas. Em outras palavras, isso significa, reduzir custo e o encurtar o processo de compra. Além disso, respeite as regras de envio do e-mail.

Questionário – Instrumento de coleta de informação, utilizado numa sondagem.

Fórum de discussão – Ferramenta para páginas de Internet destinada a promover debates por meio de mensagens publicadas abordando uma mesma questão.

Concluímos que, há vários tipos de ferramentas do Inbound Marketing. Cada uma se adequa a uma fase do relacionamento com o público.

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